Cadastramento Cultural 2023
Este cadastramento visa identificar e mapear os artistas, trabalhadores da cultura e espaços culturais de todas as linguagens: (músicos, bandas, Djs, Mc’s, roadies, atores/atrizes, diretores teatrais, costureiras, figurinistas, cenógrafos, aderecistas, contrarregras, bailarinas, coreógrafos, fotógrafos, cineastas, técnicos de imagem e som, artesãos, escritores e poetas, artistas plásticos, grafiteiros, pintores, tatuadores, desenhistas, designers, capoeiristas, técnicos de som e luz, professores de arte, produtores, escolas de dança, escolas de música, escolas de samba, espaços culturais, empresas de eventos, patrimônio histórico, museus, pontos de cultura, ateliês, dentre outros).
A ação tem como objetivo identificar os artistas e fazedores de Cultura para:
- Realizar contratações em eventos municipais. (A partir de 2023 somente artistas da cidade que forem credenciados poderão ser contratados).
- Participar de projetos inscritos pela Secretaria de Cultura, turismo e lazer em editais estaduais e federais, como Juntos Pela Cultura, ProAc e Lei Rouanet.
- Convocar os artistas para a 1ª Fórum Municipal de Cultura a ser realizada em 2023 para reativação do Conselho de Política Cultural.
- Mapear os artistas e grupos para realizar as escutas setoriais para a aplicação da Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc 2. (Somente credenciados poderão concorrer aos editais).
- Divulgar cursos, eventos, editais e ações da Secretaria de Educação e Cultura e do Conselho Municipal de Cultura.
- Enviar os dados municipais para a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa para pleitear recursos para criação de novos espaços e projetos.
- Incentivar a participação popular na criação de políticas culturais para Itirapina.
Com o mapa em mãos, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e futuramente o Conselho Municipal de Cultura terão uma visão integrada do território artístico, criando diretrizes e metas para o setor, no reconhecimento de demandas importantes e na reivindicação de ações para a melhoria na distribuição de recursos.
ATENÇÃO: O CADASTRAMENTO CULTURAL DE 2023 ESTÁ ENCERRADO.