Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Cerimônia de posse do Conselho da Mulher

Cerimônia de posse do Conselho da Mulher

A Prefeitura Municipal de Itirapina, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou na tarde desta quarta-feira, 22 de maio, a cerimônia de posse dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), conforme o Decreto nº 4.312, de 12 de maio de 2025, assinado pela prefeita Professora Maria da Graça Zucchi de Moraes.

O evento ocorreu na Casa dos Conselhos e contou com a presença da prefeita Dona Graça, representantes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, das demais secretarias municipais e membros da sociedade civil.

Foram empossadas para a diretoria do CMDM no biênio 2025/2027:

  • Presidente: Silvana Aparecida G. Gamito da Silva
  • Vice-presidente: Silvia Helena Rezende
  • Secretária: Ariane da Silva dos Santos

Na ocasião, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social também anunciou uma importante conquista para as mulheres do município: a adesão ao Programa de Auxílio-Aluguel para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com os municípios.

SOBRE O PROGRAMA

O programa tem como objetivo garantir moradia segura e promover a autonomia das mulheres em situação de vulnerabilidade, vítimas de violência doméstica.

Benefício:

  • Valor mensal: R$ 500,00
  • Duração: 6 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 6 meses, mediante avaliação da situação.

Requisitos para participação:

  • Residir no município de Itirapina
  • Estar em situação de vulnerabilidade, sem condições de arcar com despesas de moradia
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos até o momento da separação do agressor
  • Possuir medida protetiva expedida pela Justiça

As interessadas devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio da Proteção Social Especial, que é responsável por receber a documentação, avaliar os pedidos e realizar o cadastro no sistema do programa estadual.

A iniciativa é respaldada pela Lei Estadual nº 17.626/2023 e pelo Decreto nº 68.371/2024, reforçando o compromisso do Estado de São Paulo e do município de Itirapina com a proteção e o acolhimento das mulheres vítimas de violência doméstica.

A Prefeitura de Itirapina reafirma seu compromisso com a construção de políticas públicas de equidade, proteção social e garantia de direitos para todas as mulheres.

Ir para o conteúdo