Curta nosso Facebook Youtube em construção

Acompanhe os investimentos de Itirapina no combate ao covid-19

NOVO CORONAVÍRUS Autoridades e empresários estudam reabertura dos comércios e serviços

O que fazer? Espera-se o prazo fim do decreto estadual em vigor, até 11 de maio, ocasião em que o governador Dória já antecipou que deverá liberar parcialmente alguns setores? E se não liberar? Quem vai matar de fato (o vírus ou a fome pelo desemprego)? E se o município liberar e os casos aumentarem? E se a Prefeitura publicar um decreto para logo em seguida ser denunciada pelo Ministério Público e obtenção de liminar pela Justiça para fechamento imediato?
Essas foram as questões-chave democraticamente debatidas na manhã de hoje, pelo prefeito José Maria Candido, o vice Ruy Gomes, secretários e assessores municipais, 8 dos 11 vereadores, incluindo o segundo secretário –vereador Antônio Rafael Sanches “Lemão” – representando o presidente do Legislativo Municipal vereador Dr. Fernando Romero Olbrick, o Capitão da Policia Militar Thiago Adolfo Facchini, líderes religiosos, área técnica da Secretaria Municipal da Saúde e representantes dos diversos segmentos dos setores de comércio e serviços e populares.
VARIÁVEIS A ESTUDAR
Na abertura, o prefeito se solidarizou com a situação difícil que comerciantes e prestadores de serviços estão enfrentando e fez uma rápida exposição levando em conta diversas questões. Entre elas, o número baixo de pessoas infectadas em Itirapina (apenas 1 confirmação e nenhum óbito numa população de cerca de 18 mil habitantes), em contraponto aos resultados obtidos por alguns municípios paulistas em situação semelhante, que se contrapuseram em parte ao decreto do Governo Estadual e permitiram a abertura responsável com critérios sanitários, mas logo tiveram de voltar atrás por ordem judicial.
INICIATIVAS DA SAÚDE
Em seguida, a Secretária Municipal da Saúde Rosinha Martins e a equipe técnica explicaram todo o planejamento e ação que estão sendo realizados pela pasta, como aquisições de materiais, número de respiradores, testes da Covid (pelo Instituto Adolfo Lutz e os rápidos), logística de atendimento dos casos suspeitos e condições do Hospital Municipal São José, entre outros, o que certamente tranquilizou os presentes, resultando em elogios posteriores pela atuação profissional e comprometida com a saúde da população. Também fizeram uso da palavra os vereadores: Lemão Sanches, Fábio Belarmino da Silva “Piloto” e Marcelo Rizzo “Pezão”, o padre Flávio Francisco Gomes e o médico do sistema de Saúde local Dr. Antônio Carlos Duz.
DILEMA
Após as falas, análises e explicações dos presentes, o prefeito sugeriu que fosse elaborada uma minuta de um decreto municipal, com todas as considerações em favor da reabertura dos setores produtivos, desde que atendidas as orientações sanitárias, evitando as aglomerações, e apresentá-la ao representante do Ministério Público, através da Procuradoria do Município, buscando um diálogo com o MP antes da publicação oficial, sugestão esta seguida pelos presentes.
Agora, a Secretária Municipal de Assuntos Jurídicos Dra. Simone Thomazo Alves, o prefeito e demais funcionários municipais, estão trabalhando na elaboração do documento.