Curta nosso Facebook Youtube em construção

Acompanhe os investimentos de Itirapina no combate ao covid-19

NOVO CORONAVÍRUS Saiba como funciona o atendimento aos suspeitos no Hospital São José

A Secretaria Municipal da Saúde informou, no último dia 16, que Itirapina registrou o primeiro caso da COVID-19 (novo Coronavírus). Até o momento, a cidade contabiliza 2 suspeitos em investigação, nenhum óbito em investigação (1 óbito que estava em investigação foi descartado) e 4 suspeitas descartadas, ou seja, após exames constatou-se que as pessoas não estavam contaminadas pelo novo Coronavírus. Quanto ao caso confirmado, trata-se de paciente com transmissão considerada “importada”, após ida a um município próximo que está com diversos casos confirmados.
O paciente encontra-se em isolamento em referência hospitalar na cidade de Rio Claro/SP. A Secretaria Municipal da Saúde informou também que todos os familiares e profissionais de saúde que obtiveram contato com o paciente estão isolados e sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica Municipal. “A Secretaria Municipal da Saúde reitera o pedido para que a população mantenha o isolamento e evite viajar para municípios com vários casos COVID-19”, frisou a secretária Rosinha Martins.
Para esclarecer aos populares como funciona a logística de atendimento aos casos suspeitos, a enfermeira Tatiana Fernandes Perin Gobbi, gerente do Hospital Municipal São José, relatou que inicialmente o lugar conta com 8 leitos destinados ao atendimento da COVID-19, sendo 2 deles destinados aos casos graves, podendo ser ampliados de acordo com a demanda. “Os pacientes que chegam com sintomas respiratórios graves recebem todo atendimento necessário pela equipe local e após estabilização do quadro, há inserção do paciente no sistema CROSS e posterior a liberação de leito são transferidos para as UTIs de referência. O paciente é transferido com todo o suporte necessário e com destino de tratamento e que geralmente são hospitalizados em Rio Claro e no Hospital Regional de Piracicaba. E os casos leves são tratados nos leitos COVID do próprio Hospital São José”, resumiu ela.
PLANO DE CONTINGÊNCIA
Na retaguarda das operações, há um plano de contingência detalhado, minuciosamente preparado pela equipe da Secretaria Municipal da Saúde, no intuito de antecipar e orientar todo o aparato humano e logístico para o atendimento correto dos pacientes da COVID, que vai desde a coleta de material para exame nos casos suspeitos, ao acompanhamento do quadro do paciente nos isolamentos domiciliares e hospitais de referência, o monitoramento dos familiares e de demais pessoas que tiveram contato com os casos confirmados, além da previsão de compras de medicamentos, máscaras, testes rápidos, escalas de funcionários, ambulâncias, entre outros. “Tudo dentro dos padrões recomendados pelo Ministério da Saúde para atender a nossa população da melhor forma possível”, salientou a secretária Rosinha.
© 2022 Prefeitura Municipal de Itirapina - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por UP! Comunicação Integrada