Os psicólogos do sistema de Saúde local Rafael Gali e Lívia Gomes desenvolveram um interessante cartilha para você cuidar melhor de sua saúde mental em tempos de pandemia e distanciamento social. Confira aqui

O único laboratório de referência do município para as análises, o Instituto Adolfo Lutz, é também o responsável pelo atendimento de todo estado de São Paulo. Com a demanda crescente a cada dia, o laboratório está sobrecarregado, causando demora na liberação dos resultados. Porém, assim que forem liberados estaremos informando a todos também pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura Municipal de Itirapina.
* Itirapina já adquiriu testes rápidos para detecção do Coronavírus (covid-19)?
Recentemente a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA validou os testes rápidos para auxílio no diagnóstico do Coronavírus (covid-19) no País. O teste, por ser fabricado no exterior, tem previsão de chegada após a primeira quinzena de abril para os fornecedores autorizados.
A Secretaria da Saúde está adotando as providencias para viabilizar o teste dentro do prazo mencionado acima, ressaltando que as utilizações dos testes seguirão o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde (pacientes com síndrome respiratória aguda grave).
* Quais as orientações para os suspeitos que estão aguardando o resultado?
Pacientes nesta situação devem permanecer em isolamento domiciliar durante 14 dias, após o inicio dos sintomas. Esse período é essencial para evitar a transmissão da doença. Válido frisar que, após o paciente estar clinicamente bem, não há o risco de transmissão para outras pessoas, porém ele deve seguir o isolamento social.
ATENÇÃO!
Evite as idas e permanências desnecessárias às unidades de Saúde, mas se precisar, não vá acompanhado de crianças e idosos se o paciente é apenas você. O objetivo é evitar aglomerações. Use os telefones disponíveis. Quanto mais você circula, mais chances de se contaminar e passar o vírus para outras pessoas. Fique em casa!

A Prefeitura está realizando um esforço enorme para proporcionar informações corretas, que possam contribuir para sairmos todos desta situação da melhor forma possível, sem contar as inúmeras medidas na área da Saúde e demais que estão sendo tomadas com técnica, profissionalismo e sempre visando o melhor da população. Nada será escondido e nenhuma decisão será tomada no “calor” de boatos, fofocas, pressões de “oportunistas”, mentiras e “achômetros”.
Algumas informações, e é fato, podem demorar um pouco para serem repassadas ao público porque demandam checagem, organização e, principalmente, iniciativas certas. Evite conversa furada, sem sentido e sem base de gente mal intencionada. Mantenha a calma e informe-se por fontes confiáveis como os nossos meios de comunicação oficiais (Site e Facebook) e órgãos de imprensa comprometidos com a verdade.
E aos que "se acham" espertos, plantadores de mentiras, falastrões, desocupados e mal-intencionados, fiquem sabendo que o ato que estão praticando é crime, passível de punição, inclusive com prisão.
Estamos de olho!
* A imagem é mais uma das diversas mentiras que "borbulha" em alguns grupos de wahtsapp, depondo contra a boa-fé da população. Cuidado com pessoas assim, estão enganando você!!!!

Página 1 de 7

© 2020 Prefeitura Municipal de Itirapina - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por UP! Comunicação Integrada