Foto aérea de Itirapina

Avaliação do Tracoma na Escola Profª Aracy Leal Bernardi

Nesta última sexta-feira (16/09/2022) a Secretaria de Saúde juntamente com a Vigilancia Epidemiologica Municipal e Grupo de Vigilância Epidemiológica Regional de Piracicaba estiveram na Escola Profª Aracy Leal Bernardi para Avaliação do Tracoma.
Esta ação já acontece há vários anos, porém com o advento da Pandemia de Covid-19 foi adiada. Consiste em avaliar os olhos das crianças através de óculos com lente de aumento por profissional capacitado, se trata de um procedimento simples e não invasivo.
O Tracoma é uma doença inflamatória contagiosa, crônica e recidivante dos olhos que pode levar à cegueira se não tratada corretamente. É causada por uma bactéria e os sintomas são parecidos com a conjuntivite. Podem ocorrer ardência, coceira, vermelhidão, sensação de corpo estranho ou “areia” nos olhos, lacrimejamento e secreção ocular.
As crianças, mesmo que sem sintomas e portadores da doença ativa são o principal reservatório dessa bactéria.
É transmitida por contato direto entre pessoas ou por contato indireto com mãos ou objetos (LENÇOS, TOALHAS, FRONHAS, PRODUTOS DE MAQUIAGEM, etc).
O tratamento é feito com antibióticos via oral e colírios receitados pelo médico. O doente deve ter seus utensílios separados (fronha, toalhas, etc).
As recomendações para evitar o Tracoma são:
• Lavar sempre as mãos com agua e sabão, mantendo-as sempre limpas;
• Não levar a mão para coçar os olhos;
• Estimule as crianças a cuidar da higiene pessoal e do lugar onde vivem;
• Não emprestar material de uso pessoal, como toalhas, material escolas e maquiagem, por exemplo, pois podem ser veículo de transmissão da bactéria que causa o Tracoma;
• Qualquer sinal ou sintoma nos olhos procure atendimento médico, e se necessário, o tratamento deve-se estender aos familiares.