A Prefeitura de Itirapina antecipou para esta quinta-feira (dia 11) a imunização de idosos a partir de 80 anos contra a covid-19. A vacinação, prevista pelo Governo do Estado para ocorrer somente no dia 1º de março para esta faixa etária, está sendo feita no Centro de Saúde III (Centro) em Itirapina e pelo sistema drive-thru (sem descer do carro) na rua 5 (atrás da Igreja Matriz), no período das 8h às 16h.

PRÉ-CADASTRO
Os idosos que integram o público previsto na campanha ou seus familiares podem realizar um pré-cadastro para a vacinação contra a covid-19 no site "Vacina Já" (www.vacinaja.sp.gov.br). É importante salientar que a ferramenta não é um agendamento e não é obrigatória para garantir a imunização, mas ajuda a agilizar o atendimento e evitar aglomerações. Quem não fizer o pré-cadastro deve levar a carteirinha de vacinação e um documento com foto.

MOBILIDADE REDUZIDA
Os idosos com dificuldades ou incapacidade de locomoção não precisam ir nos locais de vacinação. Basta ligar no Centro de Saúde III (telefone: 3575-9030) e agendar um horário, para que uma equipe possa realizar a vacinação em sua residência.

Nesta quarta-feira (dia 27), Itirapina recebeu mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19. Desta vez, o município foi contemplado com 130 doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca, importados da Índia pelo Ministério da Saúde.

Este novo quantitativo é suficiente para terminar de imunizar os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no município e iniciar a vacinação de 40 pessoas (entre idosos e profissionais do Lar dos Pobres São Vicente de Paulo).

Seguindo o cronograma da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Itirapina iniciará na próxima segunda-feira (dia 8), a vacinação de idosos de 90 anos ou mais contra a Covid-19. A previsão é que esta faixa etária seja imunizada até o próximo dia 12.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Itirapina, as pessoas nesta faixa etária devem se dirigir ao Centro de Saúde (centro), no período das 13h00 às 16h00, com os seguintes documentos: carteirinha de vacinação e um documento de identificação (RG e cartão sus).

É muito importante comunicar para a profissional da sala de vacina as medicações em uso e doenças pré-existentes.

ACAMADOS
A Prefeitura informa que as pessoas que tiverem restrição de mobilidade e acamadas e não puderem comparecer no Centro de Saúde, haverá uma equipe que fará a vacinação domiciliar.

CADASTRAMENTO
Para agilizar o atendimento e evitar filas, os idosos (que integram o público previsto na campanha) ou seus familiares podem realizar o pré-cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 no site: Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br).

Segundo a Secretária Municipal da Saúde Wláukia Lemos Perondi, este cadastro serve para facilitar o serviço dos profissionais de saúde. Entretanto, ela garante que a população não deixará de ser vacinada por falta de cadastro.
Wláukia Lemos Perondi
Secretaria da Saúde de Itirapina
Enfermeira Egliane Maria Afonso
Coordenação Vigilância Epidemiológica
Professora Adjunta Dra. Ilda de Godoy, RN, MSN, PHD
Medicina- Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro/SP.

A Prefeitura de Itirapina através da Secretaria de Saneamento Básico precisou interromper temporariamente o trânsito de veículos na avenida 9 (próximo a linha férrea) para fazer a manutenção de um grande vazamento de esgoto.

Agradecemos a compreensão de todos.