ATENÇÃO!
Funcionamento dos órgãos municipais devido aos próximos feriados:

- Dia 15, feriado nacional (Proclamação da República) sem expediente;
- Dia 16, ponto facultativo/ sem expediente;
- Dia 19, expediente normal;
- Dia 20, feriado municipal (Dia da Consciência Negra) sem expediente.

No último mês de outubro, o sistema de Saúde de Itirapina realizou cerca de 100 coletas de papanicolau, 60 solicitações de mamografia e arrecadou 100 lenços, porém, o objetivo de conscientizar as mulheres sobre os cuidados com o câncer de mama e de colo de útero e outras doenças que acometem o gênero feminino, foi alcançado com muito sucesso.

No último dia 20, por exemplo, foi realizado o Dia D da Saúde da Mulher, com solicitações de exames, aconselhamentos, orientações incluindo nutricionais e ainda uma tenda da beleza, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade.

A campanha foi encerrada no último dia 30, no anfiteatro municipal José Maria Fructuoso Braga, com uma palestra sobre o autocuidado quanto ao câncer de mama e o de colo de útero com as enfermeiras Michele e Caroline, ambas funcionárias municipais pertencentes ao Programa Saúde da Família.

ELAS PARA ELAS

Na segunda parte do evento do dia 30, um grupo de mulheres carinhosamente chamado de "Amigas da Onça", formado por pessoas de muita garra que passaram ou ainda estão em tratamento contra o câncer, também orientaram as presentes sobre o momento de descoberta da doença, motivando todas para seguir em frente no tratamento com fé, determinação e orientações corretas.

“Mais uma vez só temos a enobrecer o grande envolvimento dos funcionários da Saúde e de outros setores, e a população que sempre participa de forma exemplar”, agradeceu o coordenador de Postos de Saúde e de PSF´s, Willian Bacciotti, em nome de toda a equipe.

A escola C.E.I. Professora Hilda Barros, localizada no Jardim dos Eucaliptos, iniciou a sua 4ª Gincana Solidária em prol do Asilo São Vicente de Paula e a ONG AVAÍ de Itirapina, organizada pelas professora de Educação Física Tamara Galindo e Jéssica Baldo. Entre os dias 13 de Setembro a 11 de Outubro, as crianças trouxeram prendas para doarem para as entidades, arrecadando durante todo esse período: 86 pacotes de bolacha doce sem recheio, 124 pacotes de bolacha salgada, 58 litros de óleo novo, 8 kg de sabão em pó, 201 pacotes de sabonete, 124 caixinhas de gelatina, 9 Litros de Água Sanitária, 39 kg de ração, 59 Saches de ração úmida, 585 litros de óleo usado e 9.401 latinhas amassadas (recicagem).

Além da pontuação das prendas, as crianças pontuaram vindo com o uniforme, com brincadeiras e atividades que foram desenvolvidas entre os dias 8 à 11 de Outubro como jogos de estafetas, jogo de perguntas e respostas com torta na cara e apresentações de dança, teatro e piadas. Os alunos do 5º ano tiveram a maior pontuação, ganhando assim, a 4ª Gincana Solidária. Como forma de premiação, eles tiveram uma tarde muito divertida no Paraíso das Águas.

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS

Toda a comunidade da Escola Hilda Barros agradece muito ao Juninho Salles que proporcionou esse momento único e maravilhoso para os alunos, que ficaram encantados e gratos pela excelente tarde. Agradece também a todos que participaram, se envolveram e ajudaram de alguma forma, pois acima de qualquer coisa, a solidariedade sempre é a maior prioridade!

Novamente, durante a semana passada, no prédio em que funcionam alguns setores da Saúde, incluindo as vigilâncias: sanitária e epidemiológica, localizado na Rua n° 172 – Centro, uma equipe multidisciplinar, formada por funcionários da saúde, vigilância sanitária, serviços públicos, entre outros, se reuniu com objetivo de dar continuidade ao Plano Municipal de Contingências das Arboviroses.

Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).

Na prática, o plano prevê diversas ações integradas, cada qual com um eixo específico norteado por supervisões estaduais, com o objetivo de analisar o andamento dos trabalhos preventivos e de propor medidas de controle das doenças acima citadas, caso sejam diagnosticadas na cidade.

Vale ressaltar que outras reuniões foram realizadas no decorrer do ano e outras ainda serão, visando sempre a qualidade de vida dos munícipes, tendo em vista que as doenças podem matar ou deixar seqüelas.