CADASTRO SOCIAL É INICIADO

Iniciou nesta quinta-feira (17), e vai até o dia 23, nas dependências do Centro de Convivência do Idoso – Ignácio Cypriano (Rua 1, Centro), por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o cadastro social voltado às famílias de baixa renda do município, que tenham interesse em adquirir um terreno no loteamento habitacional de interesse social, a ser implantado pela Prefeitura na área conhecida como Ima e imediações, que atualmente é de propriedade da União. Neste primeiro dia, das 68 pessoas atendidas, 40 já fizeram o cadastro.

A QUEM SE DESTINA?

As famílias interessadas deverão comprovar que residem no município há pelo menos 5 anos e não possuir outro imóvel. A comprovação de residência pode ser feita mediante apresentação de contas, contratos de aluguel, matrículas escolares dos membros da família em escolas da cidade, carteira de trabalho com registro na cidade, entre outras.
Segundo a Secretária Municipal de Assuntos Jurídicos, Dra. Simone Thomazo Alves, a proposta de implantar um loteamento e destinar os lotes às famílias de baixa renda, faz parte do acordo judicial firmado entre a Prefeitura de Itirapina, a União e os representantes dos ocupantes da referida área, a fim de garantir que as famílias que não ocuparam a área da União também tenham oportunidade de ser beneficiadas com um lote destinado à moradia.

HISTÓRICO

“Num primeiro momento foi realizado o cadastramento das famílias que já moravam no lugar até o dia 14 de dezembro de 2018, as quais, futuramente receberão o título de propriedade dos lotes, desde que comprovem a renda familiar de 5 salários mínimos e não possuam outro imóvel, nos termos do acordo judicial. Agora, o cadastro é para quem não ocupou as áreas de União, mas reside no município há pelo menos 5 anos e comprove renda familiar inferior a 5 salários mínimos mensais”, informou Dra. Simone.

TRANSPARÊNCIA

Toda a pesquisa social está sendo feita por uma empresa terceirizada, vencedora do processo licitatório que, ao final dos trabalhos, repassará todos os cadastros devidamente analisados. “A seleção das famílias que serão contempladas com os lotes, ou seja, o recebimento do terreno, se dará pela disponibilidade dos lotes, levando-se em conta, além dos critérios socioeconômicos, as prioridades sociais.”

ONDE IR?

O Centro de Convivência do Idoso – Ignácio Cypriano está localizado na Rua 1, Centro, ao lado do ginásio de Esportes. O atendimento aos interessados está sendo realizado até o dia 23 de outubro, das 14 às 18 horas nos dias da semana e no sábado e domingo: plantões das 9 às 17 horas. A Prefeitura ressalta que quaisquer informações sobre as inscrições serão fornecidas, exclusivamente, no endereço e horários acima, de forma correta e a quem interessar.

*Fotos: R. Gama/ Imprensa - PMI