Com o tema "Preservar o Meio Ambiente é Essencial", a Semana do Meio Ambiente da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) recebe, na próxima quinta-feira (4), véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, o webinar "Estações Ecológica e Experimental de Itirapina".
O evento é promovido pelo Conselho Consultivo da Estação, Instituto Florestal (IF) e Instituto de Educação Saúde e Conservação (IEESC). O encontro vai abordar o papel das Estações Ecológica e Experimental na conservação ambiental e as aves existentes na unidade, bem como as relações entre a conservação ambiental e a saúde em tempos de COVID-19.
Durante o encontro, os participantes poderão conferir as apresentações e participar com perguntas para o ornitólogo e consultor ambiental, Paulo Sérgio Gonçalves da Silva, para o professor da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense, Flávio Fernando Batista Moutinho, e para o pesquisador e colaborador do Laboratório de Aves da Universidade Federal de São Carlos, Matheus Gonçalves dos Reis.
O evento será mediado pela especialista ambiental do IF, Maria Luísa Bonazzi Palmieri e tem o apoio das Prefeituras Municipais de Itirapina e Brotas, Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense e Laboratório de Aves da Universidade Federal de São Carlos.
O encontro está marcado para iniciar às 19 horas e os interessados podem participar pelo link https://is.gd/4mDrw3

Para facilitar a leitura:
O funcionamento dos estabelecimentos observará os seguintes horários:
a) Grupo 1,2 e 3: De segunda à sábado, das 09h00 às 13h00;
b) Grupo 4: De segunda à sábado, das 13h00 às 17h00;
*Grupo 1 - Atividades Imobiliárias (Imobiliárias, Corretores de Imóveis,
Administradoras de Condomínio etc.);
* Grupo 2 - Concessionárias de Veículos (Lojas, Distribuidoras e Oficinas);
*Grupo 3 - Escritórios (Contabilidade, Advocacia e Congêneres);
*Grupo 4 - Comércio (lojas, comércio varejista e atacadista, shoppings e
centros de comércio, venda direta porta-porta e congêneres).
ATENÇÃO: O decreto entrará em vigor somente a partir de amanhã, segunda-feira, dia 01 de junho. Leia com bastante atenção. Caso tenha dúvidas, entre em contato com o setor de Fiscalização de segunda a sexta-feira, durante expediente (das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas) pelo telefone (19) 3575-3904, ou presencialmente na Rua 04, nº 561 – Centro, das 13 às 17 horas.
Lembre-se que o uso de máscara de proteção facial continua sendo obrigatório. Lavar as mãos diversas vezes ao dia também é aconselhado. Continue a se proteger e proteja o próximo, pois ainda não estamos livres do Novo Coronavírus!
 
 

Em razão das determinações estabelecidas a partir de uma Ação Civil Pública, que intimou a Prefeitura de Itirapina a exigir a instalação de fossas sépticas em todos os imóveis do Balneário Santo Antônio (Broa), muito tem sido discutido a respeito dos modelos que podem ser utilizados e que atendam as determinações da Norma NBR 7.229/1993 da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. A principal questão apresentada se refere aos biodigestores que estão disponíveis no mercado, fabricados por diversos empresas. Mas, afinal, eles podem ou não ser utilizados?

De acordo com o engenheiro Edson Donizetti Zaros, Secretário municipal de Projetos e Obras, antes de efetuar a compra de qualquer modelo de biodigestor, o interessado deverá entrar em contato com a Secretaria Municipal de Projetos e Obras para obter a informação de quais fabricantes já possuem equipamentos atestados. “Aqueles biodigestores que ainda não tiverem sido atestados, deverão ter os seus laudos e manuais de instalação e operação dos produtos encaminhados à mesma secretaria, para que sejam devidamente atestados na sua aplicabilidade.”

Segundo Zaros, os fabricantes devem apresentar os laudos certificando que seus produtos tratam o esgoto de acordo com as exigências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB, e também disponibilizar o manual de instalação e operação dos biodigestores detalhados aos interessados, para que eles tenham total ciência de como proceder. “Os proprietários devem ter ciência que são os responsáveis pela perfeita instalação e operação do biodigestor, o qual deve atender a todas as recomendações e orientações dos fabricantes”, frisou.

MANUTENÇÃO

Já o engenheiro Carlos Eduardo Santoro, Secretário Municipal de Saneamento, informou que os biodigestores precisam ter manutenções periódicas, não necessitando de caminhão limpa-fossa para limpeza, mas será necessário construir um sumidouro e uma caixa de secagem de lodo, que não acompanham o biodigestor. “Deve ser feita a caixa de gordura na saída do esgoto de cozinha, antes do biodigestor”, explicou.

NOVOS PRAZOS

Por meio do decreto municipal 3.544, de 1 de abril de 2020, em razão da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), a Prefeitura concedeu prazo adicional de 90 dias aos proprietários de imóveis do Balneário Santo Antônio, para a implantação das fossas sépticas. Diante do novo decreto, os proprietários notificados inicialmente a implantar as fossas sépticas no prazo de 90 dias, terão o prazo final de 180 dias, a contar da data em que foi notificado. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3575-1901. 

 

Página 1 de 192

Mapa Turistico

© 2020 Prefeitura Municipal de Itirapina - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por UP! Comunicação Integrada