Por motivos de limpeza, o acesso principal do Hospital Municipal São José está fechado, porém, o atendimento está normal e o acesso pode ser feito pela lateral, na entrada das ambulâncias. O fato é que, além da manutenção diária, periodicamente, toda a cera tem de ser removida para que uma nova camada seja aplicada, além da lavagem de portas, janelas e paredes, visando uma higienização mais profunda.

Em novembro foi realizada em Itirapina a quarta e última oficina do Projeto Tratô na Roça, com a capacitação em saneamento rural em municípios de pequeno porte da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré”. O objetivo principal do projeto foi realizar uma capacitação envolvendo os agricultores do município, divulgando a importância do saneamento rural para a saúde do meio ambiente e da população como um todo.

A iniciativa foi da Associação Veracidade, em parceria com a Embrapa, com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – Fehidro, em parceria com a secretaria municipal de Turismo e Meio Ambiente, interinamente gerida pelo vice-prefeito Ruy Gomes da Silva júnior – Ruyzinho, por intermédio da assessora municipal de Meio Ambiente Giulia Guillen Mazzuco, e da secretaria municipal de Saneamento Básico, gerida pelo engenheiro Carlos Eduardo Maturano Santoro.
ETAPAS
Primeiramente foi realizada uma reunião de apresentação do projeto, em setembro, no anfiteatro municipal, ocasião em que alguns proprietários rurais foram contemplados com tecnologias de saneamento rural sorteadas durante o evento. As tecnologias sociais que fazem parte do projeto são: fossa séptica biodigestora (modelo Embrapa), clorador, cisterna e composteira.

Em seguida foram realizadas das oficinas de capacitação. Nessas oficinas, além da parte teórica, foram instaladas unidades demonstrativas das 4 tecnologias nas propriedades sorteadas. Também em cada oficina, os participantes concorreram a mais uma tecnologia por meio de sorteio.

A ideia era que, mesmo os participantes que não tinham sido sorteados, conseguissem replicar as tecnologias (que são simples e de baixo custo) em suas propriedades, contribuindo dessa forma, com o saneamento rural do município.

VERACIDADE

Em nota, os integrantes da Associação Veracidade salientaram que foram encontros muito agradáveis com trocas de conhecimentos e experiências entre todos os participantes. “Esperamos que os conhecimentos adquiridos possam ser compartilhados e multiplicados para que, juntos, possamos contribuir para a saúde e para a melhoria do meio ambiente na área rural do município. Agradecemos a presença e a companhia de todos os participantes que estiveram com a gente nas oficinas. Agradecemos também o apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Itirapina que nos auxiliou e contribuiu de diversas maneiras.”

Atenção você que prestou concurso público da Prefeitura no último dia 1 de dezembro:

O cartão de respostas/gabarito está disponibilizado no site www.sigmaassessoria.com.br  para consulta e posterior conferências, por meio de acesso à “área do candidato”.

Já o caderno de prova será disponibilizado também no site www.sigmaassessoria.com.br, por meio de acesso à “área do candidato” exclusivamente durante o prazo de interposição de recursos administrativos contra questões e gabarito preliminar.

O gabarito oficial está disponível também no site https://imprensaoficialmunicipal.com.br/itirapina e no dia 04/12/2019 na edição do Jornal Primeira Página.

De 02 a 06 de dezembro, na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Rua 4, nº 462, Centro), das 13 às 17 horas. Tel. (19) 3575-4070.

- Para o ingresso no B I (Berçário I ) a criança deverá ter 4 meses completos;
- B1 – Nascidos de 01/04/2019 a 31/03/2020;
- B2 – Nascidos de 01/04/2018 a 31/03/2019;
- M1 – Nascidos de 01/04/2017 a 31/03/2018;
- M2 – Nascidos de 01/04/2016 a 31/03/2017.

O vice-prefeito Ruy Gomes da Silva Júnior, secretário interino de Turismo e Meio Ambiente, esteve ontem (29), na secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, protocolando um projeto para recebimento de verbas para a colocação de piso tipo bloquetes, na via de acesso à Represa do Broa, projeto este devidamente analisado e aprovado pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur). A iniciativa se deu porque Itirapina agora é classificada como Município de Interesse Turístico (MIT), com direito a repasses governamentais para investimentos na área.

Cerca de 100 atletas da secretaria municipal de Esportes e Lazer de Itirapina, da ONG Nave Sal da Terra, do Sindicado dos Servidores Públicos e Autárquicos de São Carlos e Dourado (Sindsplam) e da secretaria de Esportes de São Carlos (Projeto Atleta do Futuro), participaram agora de manhã, no ginásio de esportes Lázaro de Oliveira (Centro), do IX Festival de Judô, organizado pela instrutora da modalidade, a judoca Paula Rossi e pelo secretário Felipe Bacciotti Rossler e demais colaboradores. A abertura do evento contou também com a presença dos diretores do Jornal Primeira Página Marcos Santos e Jean Cássio Rossi, do coordenador de Esportes da Ong Nave Sal da Terra Edinho, do secretário da Fazenda de São Carlos “Carneirinho”, do vereador Marcelo Rizzo “Pezão”, da ex-instrutura de Judô de Itirapina Ariane Timóteo, membros da comissão técnica, familiares dos alunos e expectadores. Parabéns!

* Mais Fotos: R. Gama/ Imprensa - PMI