Atenção você que esbanja alegria e tem samba no pé, que tal representar nossa cidade nos festejos carnavalescos deste ano? A partir de hoje (27/01), estão abertas as inscrições para o concurso que irá escolher o Rei, a Rainha e a Princesa do Carnaval de Itirapina. As inscrições vão até o dia 4 de fevereiro e podem ser feitas na sede da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, localizada na Avenida 9, n° 395, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas. Demais informações também no local e/ ou pelo telefone (19) 3575-1852.

No último dia 21, um grupo de Itirapina participou de mais uma importante reunião da Região Turística (RT) – Serra do Itaqueri, em São Pedro. Os principais assuntos foram: formalização jurídica da RT, a divulgação dos municípios pertencentes por meio de um dirigível da EPTV que irá sobrevoar os atrativos, atualização e impressão de mapas turísticos e calendário de eventos do Estado de São Paulo.

A RT Serra do Itaqueri é uma das mais belas no Estado de São Paulo, com uma oferta turística ampla: turismo cultural, de saúde, rural, de natureza, de eventos, de aventura e gastronômico. São 13 municípios que estão unidos pelo desenvolvimento do turismo regional: Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha.

HISTÓRICO

No ano de 2009 gestores públicos e empresários dessas 13 cidades formaram o Conselho Regional da Serra do Itaqueri, governança oficial reconhecida pela Secretaria Estadual de Turismo e Ministério do Turismo que vem idealizando e implantando projetos para o desenvolvimento do turismo regional, como levantamento dos atrativos (inventário), criação de roteiros e material promocional integrado.

NA FOTO

Na foto acima estão: a presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) Paloma Silva, o vice-prefeito e secretário interino de Turismo e Meio Ambiente Ruy Gomes da Silva Júnior, o secretário de Turismo de Brotas e presidente da RT Serra do Itaqueri Fábio Pontes, a voluntária e integrante do Comtur Ângela Leite, a funcionária municipal lotada na secretaria de Turismo Juliana Paschoal e o turismólogo e técnico da secretaria de Turismo Eduardo Santini.

Setores da Prefeitura entregaram cerca de 500 quilos de alimentos doados, no último dia 22, pela equipe da festa eletrônica Nomad, realizada no último final de semana na Fazenda Meia Lua. Desta vez a entidade contemplada foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.

A presidente, Ereni Bacciotti Rossler, agradeceu demais a iniciativa, ressaltando o quanto a parceria tem sido importante e proveitosa. Ela relatou que uma boa parte dos alimentos será distribuída para as famílias carentes dos alunos que participam das atividades da APAE e também utilizada para as oficinas de culinárias, que trabalham o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades, proporcionando maior autonomia à clientela apaeana.